Pular para o conteúdo principal

Desafio - Determinando a velocidade do som com aplicativo celular

Olá Pessoas!

Para a realização do desafio antes temos que entender um pouco sobre a teoria, e aí, o que são ondas longitudinais? o que é um tubo sonoro? comprimento de onda?





Vamos com calma, de início temos que as Ondas longitudinais são são ondas causadas por vibrações com mesma direção da propagação, como as ondas sonoras, e se essa propagação viesse dentro de um tubo?
aí surge os Tubos Sonoros, Assim como as cordas ou molas, a ar ou gás contido dentro de um tubo pode vibrar com freqüências sonoras, este é o princípio que constitui instrumentos musicais como a flauta, corneta, clarinete, etc. que são construídos basicamente por tubos sonoros.
Nestes instrumentos, uma coluna de ar é posta a vibrar ao soprar-se uma das extremidades do tubo, chamada embocadura, que possui os dispositivos vibrantes apropriados.
Os tubos são classificados como abertos e fechados, sendo os tubos abertos aqueles que têm as duas extremidades abertas (sendo uma delas próxima à embocadura) e os tubos fechados que são os que têm uma extremidade aberta (próxima à embocadura) e outra fechada.
As vibrações das colunas gasosas podem ser estudadas como ondas estacionárias resultantes da interferência do som enviado na embocadura com o som refletido na outra extremidade do tubo.
Em uma extremidade aberta o som reflete-se em fase, formando um ventre (interferência construtiva) e em uma extremidade fechada ocorre reflexão com inversão de fase, formando-se um nó de deslocamento (interferência destrutiva).

Devido ao desafio, estudaremos a fundo os tubos fechados:
Tendo um tubo sonoro de comprimento ℓ, cujas ondas se propagam a uma velocidade v.
Assim as possíveis configurações de ondas estacionárias são:

As maneiras de vibrar podem, partindo destes exemplos, ser generalizadas como:
Já o som é definido como a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda longitudinal, se propagando tridimensionalmente pelo espaço e apenas em meios materiais, como o ar ou a água.
Para que esta propagação ocorra, é necessário que aconteçam compressões e rarefações em propagação do meio. Estas ondas se propagam de forma longitudinal.
Quando passa, a onda sonora não arrasta as partículas de ar, por exemplo, apenas faz com que estas vibrem em torno de sua posição de equilíbrio.
Como as ondas sonoras devem ser periódicas, é válida a relação da velocidade de propagação:


Com toda essa teoria, todos esse números que podem ser incompreensíveis, chatos ou tediosos já poderíamos dar início ao desafio, mas já se perguntou aonde vamos obter a frequência para calcular a velocidade????



Sabia que seu celular é um potente pesquisador? Com ajuda do seu celular, baixando o aplicativo Spectroid que é grátis na google play, e pode também ser encontrado para IOS. Você mesmo pode identificar a frequência com este aplicativo.

Agora vamos lá?

Clique aqui para conferir o roteiro do Desafio;

Clique aqui para poder conferir o relatório do desafio proposto pela Prof. Dr. Marisa Cavalcante e concluído pelos alunos Jonathas Souza Pinheiro, e Lucas Thiago Barbosa da Silva;Larissa Serrão Souza; Rayane Pereira de Sousa.

Bom desafio! 
Lembre-se a física é sempre mais do que um mero cálculo!
Obrigado, Lucas Thiago Barbosa Da Silva


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Experimento de baixo custo com ondas estacionárias

Olá Pessoas, Hoje iremos aprender como fazer um experimento de baixo custo com ondas estacionárias: Para iniciar o experimento é necessário baixar o aplicativo de celular “Frequency Sound Generador” no Google Play Store ou IOS. E siga os passos a baixo: - Fixe uma distancia e varie a frequência até forma um ventre. -Logo após  conseguir formar, continue variando a f até obter 1,frequência 2 e 3 ventres . -Continue variando o comprimento até obter 1, 2 e 3 ventres. Determine o comprimento em cada caso e preencha a tabela: n Frequência (Hz) 1 2 3 Com estes valore de n e L determine o valor da velocidade de propagação da onda na corda: Frequência(Hz) Comprimento(L) V(cm/s) E por fim determine o valor médio da velocidade.  Link com a atividade completa: https://goo.gl/ffSCpX Vídeos e fotos do experimento: Víde

Exercícios e desafios de Movimento Harmônico Simples

1° Atividade: https://drive.google.com/drive/folders/0B-1qaXEfkjFCSXpEalFOWHNITE0 2° Atividade: https://drive.google.com/open?id=0B2DyP8pIP7WRLXNHa0NmSEZpWUU 3° Atividade: https://drive.google.com/drive/folders/0B2DyP8pIP7WRLXNHa0NmSEZpWUU Desafío 1: https://drive.google.com/open?id=0B-1qaXEfkjFCQTJZS2dweE5LYjA Desafio 2: https://drive.google.com/open?id=0B-1qaXEfkjFCSWh4VmIyRzVQUW8 Link para o drive da equipe: https://drive.google.com/open?id=0B-HgU8Exe1UJMF9meEpSTlYwNVE